6 de mar de 2010

YouTube passa a usar legendagem automática para vídeos.

O YouTube liberou a partir desta sexta-feira uma funcionalidade de legendagem automática para vídeos do site, que deve auxiliar deficientes auditivos e tradutores de legendas.
Em fase de testes até há alguns dias, a legenda automática é feita através de um software baseado na tecnologia do Google Voice Search, que reconhece o que é dito e faz a transcrição para as legendas, que aparecem automaticamente no vídeo, explica o site TG Daily.
Entretanto, o site The Register ressalta que a transcrição nem sempre sairá perfeita, dadas algumas falhas de entendimento do áudio, que acontecem principalmente quando o som não é muito claro ou possui ruídos de fundo. Assim, haverá a possibilidade de solicitar a legendagem automática e depois atualizá-la com uma legenda corrigida pelos próprios usuários, aumentando a precisão da transcrição.
A princípio, a legendagem automática estará disponível apenas em inglês, mas o Google afirma ter planos para expandir para outros 50 idiomas, conforme informações do site CNET. Além de tornar o YouTube mais acessível para os portadores de necessidades especiais, as legenda s podem auxiliar os estudantes de inglês como segundo idioma e facilitar a tradução de vídeos para línguas estrangeiras.
A funcionalidade deve ser disponibilizada a todos os usuários do YouTube nos próximos dias. Mais informações podem ser obtidas no blog oficial do serviço pelo atalho bit.ly/9dQPht.

0 comentários:

Postar um comentário