31 de mar. de 2010

YouTube mostra novo visual.


Depois de oito meses de testes e dois meses de avaliação restrita a alguns usuários, o YouTube mostra sua nova cara nesta quarta-feira, com aposta em maior simplicidade na navegação pelos vídeos.
"Tivemos que fazer muitas mudanças no site. O atual tinha muito ruído, e precisávamos deixá-lo mais fácil para quem cria conteúdo", disse Shiva Rajaraman, diretor mundial de produto do YouTube, em uma conferência na tarde desta terça (30).
"Trouxemos o vídeo de volta ao foco, no centro da experiência do usuário. Lançamos muitos recursos nos últimos dois anos e eles foram forçados a competir uns com os outros", explica.
O novo desenho do YouTube aposta mesmo é na simplicidade: toda a página foi reformulada, do cabeçalho ao modo de apresentação do vídeo até o rodapé.
"Antes, na lateral, eram vários módulos, agora é uma lista de vídeos", explica Rajaraman. As informações abaixo do vídeo ¿ compartilhamento, votação, comentários ¿ foram reunidas em compartimentos que se expandem conforme o clique do internauta.
Uma mudança importante, ressalta o diretor, é o fim da avaliação de vídeos em até cinco estrelas, substituída por um botão grande de "Gostei", ao lado de um "Não gostei" (ambos representados por polegares).
A área de comentários também foi alterada, com os comentários mais bem avaliados em destaque no topo, seguidos pelos demais. "A ideia é ampliar as conversações, criando discussões relevantes", concluiu Rajaraman.


fonte: Zumo Notícias

Orkut e iGoogle agora permitem transferência de arquivos.


O Google revelou na segunda-feira, no blog do seu comunicador Google Talk, o Talkabout, que os webapps de mensagem instantânea de seus sites Orkut e iGoogle agora permitem transferir arquivos. Os chats já suportavam funções de voz, vídeo e grupo. A funcionalidade deve ser estendida em breve também ao chat do Gmail.
O compartilhamento permitirá o envio de fotos, documentos e outros arquivos, como, provavelmente, pequenos vídeos. Basta clicar em "Send a file" no menu de ações, durante um chat. A função também é compatível com o sistema de transferências de arquivos no software para download do Google Talk, o Gtalk, que já existe há algum tempo. Isso permite compartilhar arquivos com quem usar a versão para desktop.
Os recursos de bate-papo dos sites do Google são compatíveis e interligados entre si - uma pessoa pode, por exemplo, estar no Orkut e conversar com outra que esteja no Gmail, ou no software instalável Gtalk. Mas ainda assim, alguns recursos disponíveis para um site (ou para o programa) podem não estar para outro, e este é o caso, por enquanto, da transferência de arquivos.
A Google não informou quando o recurso estará disponível para o Gmail, e recomenda aos interessados acompanhar o que é divulgado no Talkabout e m googletalk.blogspot.com.

fonte: Geek

25 de mar. de 2010

Geradores microscópicos produzem energia a partir de vibrações no ambiente.

Pesquisadores do “Centro de Pesquisa e Engenharia para Microsistemas Sem-fio Integrados” da Universidade de Michigan, nos EUA, desenvolveram três micro-geradores que são capazes de produzir energia a partir de mínimas (e muitas vezes imperceptíveis) vibrações no ambiente ao seu redor. Batizados de Parametric Frequency Increased Generators (PFIGs – Geradores Amplificadores de Frequência Paramétrica) eles tiram proveito da energia cinética (gerada pelo movimento) disponível ao nosso redor nas mais variadas formas, como as vibrações de uma ponte enquanto carros passam sobre ela, ou pessoas subindo e descendo escadas ou simplesmente se movendo. São vibrações não-periódicas e de baixa frequência, difíceis de capturar até então.
Segundo o site Physorg os geradores foram criados por Khalil Najafi, diretor do departamento de Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade, e Tzeno Galchev, um estudante de doutorado no mesmo departamento. São três modelos, dois baseados em indução eletromagnética, o mesmo princípio usado em geradores elétricos tradicionais, e um terceiro baseado no princípio piezoelétrico: certos materiais, quando comprimidos, produzem energia.
Os geradores foram capazes de produzir 500 microwatts (0.5 milliwatt). Parece pouco, mas é energia suficiente para alimentar um relógio de pulso (que consome entre 1 e 10 microwatts) ou marca-passo (entre 10 e 50 microwatts). A idéia é utilizar os geradores para alimentar eletrônicos como sensores ambientais e médicos sem fios. “Há muita energia cercando estes aparelhos, seja ela na forma de vibração, calor, luz do sol ou vento”, diz Najafi.

Gmail cria geolocalização para evitar ataque de hackers.


Numa iniciativa que visa minimizar os ataques hacker a contas do Gmail, o Google acaba de implementar um alerta baseado na geolocalização dos acessos.
Caso os acessos ao serviço de email sejam feito de localidades muito distantes em um curto período de tempo, o Gmail irá avisar com uma nada discreta mensagem no topo da caixa de entrada, quando o serviço for acessado pela web, explica o site Ars Technica.
De qualquer maneira, lembra o site The Register, o sistema que detecta os acessos é baseado no IP utilizado ao logar no sistema, o que significa que as localidades apresentadas podem ser bastante genéricas.
O aviso que aparecerá caso acessos suspeitos sejam detectados em alguma conta também mostrará um link para um relatório dos últimos logins feitos no Gmail, e caso o usuário perceba que a sua conta foi comprometida, deve trocar de senha imediatamente.
No entanto, caso o acesso tenha sido legítimo - em viagem, por exemplo, ou por acesso de outra pessoa autorizada - basta ignorar a mensagem, explica o site TG Daily.

Geek

23 de mar. de 2010

Microsoft anuncia Service Packs para o Windows.


Um post no blog oficial da equipe de desenvolvimento do Windows anunciou recentemente que a Microsoft está preparando "Service Packs" (pacotes com correções de erros e patches variados) para o Windows 7 e o Windows Server 2008 R2.
O Service Pack para o Windows 7 terá apenas "pequenas correções", incluindo todas as já distribuídas via Windows Update, segundo Brandon LeBlanc, Gerente de Comunicação da divisão Windows na Microsoft e autor do post. Já a versão para o Windows Server 2008 R2 terá dois novos recursos. Um deles é o Remote FX, um desktop remoto "turbinado" que permitirá que usuários conectados assistam vídeo em tela cheia e até joguem jogos 3D "com o desempenho de um sistema local".
Já o Dynamic Memory permitirá que máquinas virtuais aloquem mais memória sempre que necessário, de forma dinâmica, sem que precisem ser reiniciadas, o que pode ajudar em tarefas como a virtualização de servidores.
Service Packs são importantes especializmente no mercado corporativo. Muitas empresas tem uma política de não adotar um novo software ou sistema operacional até o lançamento do primeiro Service Pack: assim elas evitem os bugs típicos da versão "1.0" e reduzem custos com suporte e produtividade perdida.
Entretanto, LeBlanc discorda: "O Windows 7 já está maduro o suficiente para uso corporativo, e muitos especialistas recomendam que as empresas não esperem até o primeiro Service Pack", diz.
A Microsoft não divulgou uma data para o lançamento dos Service Packs para o Windows 7 e Windows Se rver 2008 R2. Segundo a empresa, quando pronta, a atualização será distribuída automaticamente aos usuários via Windows Update.

20 de mar. de 2010

"Cartão virtual" convida fãs a homenagearem Ayrton Senna.


Os fãs do piloto Ayrton Senna têm agora um espaço para prestarem homenagens ao seu ídolo. Trata-se do site Senna50 (www.senna50.com.br), que será lançado oficialmente no dia 21 de março, data em que o piloto completaria 50 anos.
A idéia é abrir um canal para que os internautas do mundo todo deixem recados expressem seus sentimentos pelo piloto.
O site funciona como um grande painel interativo das declarações de afeto dos fãs. Todas as mensagens postadas no Twitter com a hashtag #Senna50 serão identificadas pelo site e automaticamente reproduzidas por ele, formando o maior cartão de aniversário do mundo. Quem não possui um perfil na rede social pode participar através do próprio site, que já está recebendo as mensagens.
Além de compartilhar com o mundo os sentimentos pelo piloto, aqueles que enviarem mensagens ao site participam automaticamente do concurso cultural que irá presentear os autores das 10 melhores declarações com 10 Kits 50 Anos (com camiseta, pen-drive, adesivo etc.) e o grande vencedor, dentre os 10, ainda recebe uma réplica do capacete usado por Ayrton Senna em 1993.
O público também pode participar da celebração de aniversário personalizando seus avatares no Twitter com o logo da comemoração. O site está ligado ao Instituto Ayrton Senna.

You Tube lança mais uma novidade.

Os músicos independentes têm agora uma nova ferramenta para divulgação de seus trabalhos na internet. Trata-se do canal Musicians Wanted (www.youtube.com/musicianswanted) do YouTube, que entrou no ar na última terça-feira, 16 de março, de acordo com dados do próprio canal.
No vídeo, Jack Conte e Nataly Dawn, da banda Pomplamoose, explicam que os músicos independentes podem fazer upload de seu material mantendo seus direitos autorais sobre o conteúdo divulgado no site.
Em entrevista a Geek, o Diretor de Comunicação e Relações Públicas do YouTube, Ricardo Blanco disse que o novo canal faz parte da iniciativa Partner Program (www.youtube.com/partners). O programa permite que, por meio de um cadastro, usuários tornem-se parceiros do YouTube ganhando dinheiro com anúncios publicitários que aparecem no perfil de cada usuário parceiro.
O anuncio oficial do Musicians Wanted ainda não foi feito pela Google, porém o perfil do canal já teve mais de 13 mil visitas em menos de 24 horas.

16 de mar. de 2010

Twitter vai permitir postagem diretamente de sites.

O Twitter se tornou um fenômeno permitindo a postagem de mensagens através de programas ou do próprio site de microblogs.
Nesta segunda-feira, numa conferência interativa em Austin, texas, nos Estad os Unidos, Evan Willians, executivo-chefe da rede de microblog, anunciou os planos para a criação do @anywhere, um serviço que irá permitir o uso do Twitter através de outros sites. Será assim: ao encontrar um texto, por exemplo, um usuário do Twitter não precisará entrar em um programa ou no site do Twitter para comentá-lo. Haverá uma janela que permitirá a postagem no próprio site que estiver sendo visitado. Os posts serão publicados diretamente em seu perfil no Twitter.
Inicialmente, o serviço estará disponível numa dezenas de sites de notícias, como , Digg e The New York Times.
Williams exibiu um vídeo sobre o serviço, que ainda não tem data para ir ao ar.
O Twitter já é um grande compartilhador de conteúdo dos sites de notícias, e, segundo Williams, a nova ferramenta irá permitir "um novo relacionamento" entre editores e audiência.

12 de mar. de 2010

Entra no ar a nova interface do Google Reader.


A equipe de desenvolvimento do Google Reader anunciou uma nova interface para o leitor de notícias do Google. Com interface em tela cheia e imagens grandes, o Google Reader Play é "uma forma fácil e divertida de acompanhar as notícias", dizem os desenvolvedores.
O serviço, atualmente disponível em caráter experimental no Google Labs, parece feito sob medida para um Tablet PC. Na parte inferior da tela ícones representam o conteúdo disponível, selecionado entre o que há de mais interessante no feed de "itens recomendados" do Google Reader. Basta um clique no ícone para ler o artigo correspondente na parte superior da tela.
Os itens são mostrados um de cada vez, e imagens e vídeos são automaticamente redimensionados para tocar em tela cheia. Se o usuário já tem uma conta no Google Reader, pode marcar itens como favoritos (com uma estrela), compartilhá-los com os amigos ou ver o que já foi compartilhado por eles. O visual em preto, diferente dos tradicionais serviços do Google, dá ao Reader Play uma aparência elegante, como se fosse um componente de um media center.
Os desenvolvedores fazem questão de frisar que o Google Reader Play não é um substituto do Google Reader tradicional, mas sim uma experiência, uma das muitas ¿idéias malucas¿ do Google Labs que, se der certo, poderá ser um dia integrada ao Google Reader oficial. Até lá, é possível brincar à vontade em www.google.com/reader/play.

Bubbly, o "Twitter de voz", deve chegar ao Brasil.

O Bubbly, considerado como um Twitter de voz, é um serviço que permite ao usuário enviar mensagens de voz para seus seguidores. No primeiro mês de lançamento, já atingiu 500 mil usuários na Índia. Após o sucesso, o Bubbly planeja sua chegada ao Brasil.
De acordo com o site DigitalBeat, o Bubbly é um serviço de telefone celular que tem como objetivo levar as mídias sociais para as massas. Os usuários podem facilmente seguir amigos, familiares e celebridades apenas digitando o número do celular da pessoa ou um código de acesso. O aparelho recebe uma notificação quando existe alguma atualização. As mensagens de voz voz duram normalmente 30 segundos.
"Do ponto de vista de um fã, há um pouco mais de intimidade em ouvir a voz. Eles sabem que não é falso, um agente de relações públicas ou um cara em um call center digitando uma mensagem", disse Tom Clayton, diretor-executivo da Bubble Motion. 

9 de mar. de 2010

Hackers roubaram mais de US$120 milhões em três meses.


Somente no terceiro trimestre de 2009 fraudes bancárias envolvendo transferências online de fundos chegaram a desviar US$120 milhões.
Estas foram estimativas apresentadas na conferência RSA, em São Francisco, nos Estados Unidos, por David Nelson, especialista em análise da FDIC, agência americana responsável por preservar e promover a confiança do público no sistema financeiro americano.
De acordo com o site Computerworld,as mais visadas são as pequenas empresas dos Estados Unidos, que perderam US$ 25 milhões neste período. A FDIC recebe uma variedade de relatórios confidenciais de instituições financeiras, permitindo gerar as estimativas.
Geralmente a vítima é levada a visitar um site malicioso ou baixar algum programa cavalo de tróia, que permite aos hackers acesso à suas senhas bancárias. 

6 de mar. de 2010

YouTube passa a usar legendagem automática para vídeos.

O YouTube liberou a partir desta sexta-feira uma funcionalidade de legendagem automática para vídeos do site, que deve auxiliar deficientes auditivos e tradutores de legendas.
Em fase de testes até há alguns dias, a legenda automática é feita através de um software baseado na tecnologia do Google Voice Search, que reconhece o que é dito e faz a transcrição para as legendas, que aparecem automaticamente no vídeo, explica o site TG Daily.
Entretanto, o site The Register ressalta que a transcrição nem sempre sairá perfeita, dadas algumas falhas de entendimento do áudio, que acontecem principalmente quando o som não é muito claro ou possui ruídos de fundo. Assim, haverá a possibilidade de solicitar a legendagem automática e depois atualizá-la com uma legenda corrigida pelos próprios usuários, aumentando a precisão da transcrição.
A princípio, a legendagem automática estará disponível apenas em inglês, mas o Google afirma ter planos para expandir para outros 50 idiomas, conforme informações do site CNET. Além de tornar o YouTube mais acessível para os portadores de necessidades especiais, as legenda s podem auxiliar os estudantes de inglês como segundo idioma e facilitar a tradução de vídeos para línguas estrangeiras.
A funcionalidade deve ser disponibilizada a todos os usuários do YouTube nos próximos dias. Mais informações podem ser obtidas no blog oficial do serviço pelo atalho bit.ly/9dQPht.

3 de mar. de 2010

Dalai Lama estreia no Twitter


Depois de Bill Gates causar rebuliço (e tráfego) com seu microblog, o Twitter conquistou ontem outra importante figura: o líder espiritual Dalai Lama.
Já existiram falsos perfis de Sua Santidade, um deles atraindo mais de 20 mil seguidores em apenas dois dias. Essa conta foi suspensa logo em seguida por ferir as regras de identidade do serviço, já que afirmava ser sua página oficial.

Dessa vez, o perfil foi verificado pelo Twitter, garantindo sua legitimidade. As postagens incluem links para fotos e matérias do site de Sua Santidade.

A conta, até o momento, já possui mais de 50 mil seguidores, número que tende a crescer muito mais com a divulgação pela mídia, lembra o site Mashable.

O Twitter é uma das melhores maneiras de espalhar mensagens para milhões de pessoas no mundo todo, mas Sua Santidade pareceu ter precisado de um empurrãozinho de Evan Willians, CEO e fundador do Twitter, para decidir participar da rede.