20 de fev. de 2010

Como ganhar prêmios por meio do Twitter.

Diversas empresas sorteiam produtos no microblog em troca de um pouco de publicidade grátis na web.

Novos concursos aparecem a cada dia no Twitter, oferecendo uma grande variedade de prêmios. As últimas edições têm oferecido de tudo, de netbooks e vales-gasolina a até 25 mil dólares para a compra de um carro novo.

Os prêmios do Twitter são parecidos com a loteria, mas há uma diferença: as chances de ganhar são muito maiores. E você pode participar de tantos concursos quanto quiser, sem pagar um centavo.

Com estratégia e um pouco de paciência, você vai descobrir como podem ser viciantes os concursos no Twitter – especialmente quando você começar a receber os prêmios.

É verdade que estudos recentes mostram que o Twitter tem crescido a taxas menores, mas os concursos no microblog não deverão desaparecer tão cedo. A maioria dos concursos é promovida por empresas que querem convencê-lo a citar os produtos dela nos tweets.

Se você tem algum tempo e não se importa de fazer um spam leve (nós lhe mostraremos como fazer isso sem que seus amigos deixem de segui-lo), você pode tirar proveito deste crescente fenômeno de marketing.

Passo 1: domine suas habilidades no Twitter

A maioria das pessoas não se deixou envolver pelo Twitter: 60% dos usuários do microblog desistem do serviço um mês depois de criar sua conta, geralmente por falta de razões concretas para tuitar. Se você é um deles, pense nos concursos como um incentivo para voltar a tuitar.
Se você é novo no Twitter, ou se está um pouco enferrujado, escove suas habilidades no Twitter antes de mergulhar no mundo dos concursos.

Passo 2: crie um perfil específico no Twitter para participar de concurso (opcional, mas não encorajado)

Diversos amigos participaram recentemente de uma corrente de concursos no Twitter, e seus retweets relacionados aos concursos e o uso excessivo de hashtags viraram uma chateação. Você provavelmente terá que tuitar para ganhar, mas isso não quer dizer que terá de perder todos os seus seguidores no processo.

Se você criar um novo Twitter para participar dos concursos, vai evitar aborrecer seus seguidores na conta principal, e manterá suas inscrições no concurso de forma separada e organizada.

Passo 3: Encontrar os concursos

Comece a procurar por concursos no Twitter seguindo todas as suas empresas e produtos favoritos no Twitter. Clique o link “Find People” em sua página principal no Twitter e procure por nomes de companhias, ou faça algumas buscas no Google. Busque também por links do tipo “Follow us on Twitter” (siga-nos no Twitter) nos sites das empresas. Uma vez que você tenha adicionado todas as suas empresas favoritas no Twitter, você será o primeiro a saber quando o concurso for lançado.

Se sua empresa favorita não estiver promovendo nenhum concurso (e caso não se importe de endossar um produto ou empresa que não conhece), use o Twitter Search para encontrar tweets com as palavras “contest” e “giveaway” (em português, tente “promoção” e “sorteio” – “concurso” trará junto os tweets sobre concursos públicos).
Tenha em mente que nem todos os concursos do Twitter são legais e legítimos, portanto participe apenas de concursos de companhias que você conheça ou possa checar sua autenticidade. Para informações sobre mais concursos no Twitter, visite o tópico Twitter Contests no fórum Sweepstakes, ou procure no Google.

Passo 4: o processo de inscrição

Todos os concursos operam de forma diferente, mas a maioria tem traços similares. Pessoas e empresas encarregadas de sorteios exigem tipicamente que os usuários os sigam como parte do processo de inscrição. E para que esses usuários possam concorrer a prêmios específicos, eles geralmente exigem que os seguidores retuítem uma mensagem específica ou incluam uma hashtag particular em seu tweet de inscrição.

Em outros concursos, você poderá ter de ser o primeiro a responder a uma pergunta de conhecimentos gerais, ou poderá ser solicitado a escrever, digamos, um verso criativo de até 140 caracteres, integrando hashtags específicas.

Muitos concursos permitem que você participe apenas uma vez, e outros o encorajam a se inscrever tantas vezes quanto puder. Certifique-se de ter lido as regras de cada promoção, o que quase sempre está disponível no site da empresa patrocinadora.

Passo 5: use o HootSuite para se inscrever em concursos de forma mais eficiente

Se um concurso permite múltiplas inscrições, crie uma conta HootSuite e programe todas as suas entradas para a próxima semana ou mês. Dessa forma, você poderá programar todas as entradas do mês de uma só vez.O HootSuite também é útil para encontrar novos concursos. Configure uma palavra-chave permanente para busca com os termos “contest”, “giveaway” e “sweepstakes” (em inglês), ou “promoção” e “sorteio” (em português). Os resultados de busca serão enviados continuamente.

Você pode até retuitar as mensagens diretamente da HootSuite – passe o mouse sobre um tweet e o logo do retweet aparecerá.

Final: Você ganhou! E agora?

Assim que sabem os nomes dos ganhadores, os organizadores do concurso geralmente entram em contato com o vencedor via Twitter, via “reply” ou uma mensagem direta.

Se você ganhar, é sua responsabilidade responder com as informações de envio, para que o prêmio seja entregue no endereço correto. Lembre que nem todos os concursos realizados no exterior permitem a entrega do prêmio em outro país.

Caso seja possível receber o prêmio no Brasil, certifique-se de quem será o responsável pelas eventuais taxas de envio e impostos de importação.

Os concursos funcionam de um jeito diferente, mas os prêmios tendem a ser entregues rapidamente – de um dia a três semanas depois que o vencedor é anunciado.

0 comentários:

Postar um comentário