13 de dez de 2009

Qual vai ser o seu novo celular? Um Palm ?


Sistema
Concebido para uso conectado à internet, o webOS impressiona pela facilidade de manuseio. Nenhum outro sistema possui um método tão simples e eficaz como o cards (uma espécie de Cover Flow, só que para aplicativos ) para alternar entre tarefas rodando em paralelo. Com ele, as janelas dos programas são facilmente arrastadas pela interface, ampliadas e reduzidas.

Tudo Integrado
 Um exemplo da integração promovida pela plataforma é o Synergy, aplicativo que reúne informações de e-mail,calendário e contato de múltiplos serviços, como Outlook (Exchange), Gmail e Facebook. No caso das mensagens, ele combina informações trocadas com um contato por e-mail, SMS e comunicadores e exibe em uma conversa unificada. A busca do Pre traz resultados com o conteúdo local e o espalhado pela web.


Tela e design
 O Pre não é o smartphone com LCD multitoque (no caso, um de 3,1 polegadas e 320 por 480 pixels) e teclado QWERTY físico, mas é o que conjuga melhor as duas interfaces. A área abaixo do display, ao redor do botão principal do Pre, também admite comandos gastuais para abrir menus, navegar pelos itens e abrir programas. Na hora de escrever não é preciso colocar o aparelho na horizontal, basta deslizar a tela para cima e usar o teclado QWERTY completo.


Configuração 
A primeira versão do Pre navega em 3G em redes EVDO, mas ele terá uma versão GSM/HSDPA. O cardápio de conectividade inclui Wi-Fi, GPS e Bluetooth. O espaço para arquivos é generoso (8 GB), mas não há slot para cartões. Chip e mémoria RAM ainda são segredo. Um opcional matador é o carregador Touchstone.Com ele, basta pousar o Pre sobre uma base para que ele seja recarregado, sem exigir a conexão de um cabo no smartphone.


Multimídia
Os recursos de foto, música e vídeo mão impressionam.A câmera de 3 MP não filma. O player toca MP3 e AAC, mas esnoba WMA. O bom é que o som pode ir para fones com plugue P2 ou modelos Bluetooth estéreo, pois a interface sem fio suporta o perfil A2DP e não terá resstrições para a troca de conteúdo.Nas primeiras demonstrações,os vídeos em MPEG-4, H.264 e H.263 (o WMV também não tem vez) rodaram bem.

Web e Aplicativos 
Baseado no WebKit, o browser mantém o aspecto original das páginas, trabalha com abas e permite zoom com os movimentos dos dedos em pinça. Ainda não se sabe se exibe Flash. Seguindo os passos da Apple, a Palm criará uma loja de programas e liberará o SDK para desenvolvedores, que só precisam dominar HTML, CSS e Javascript para criar programa para plataforma webOS.

0 comentários:

Postar um comentário