26 de dez. de 2009

Cloud Computing - O que é?




Cloud Computing, também chamado de "computação nas nuvens", este é um termo que seguramente você já ouviu ou vai ouvir em um futuro próximo. Grandes empresas como Google, Amazon e IBM já usam desta tecnologia, quer saber mais sobre esta que é a nova fronteira da era digital? Então vamos lá!


Como funciona?

A tecnologia chamada de Cloud Computing é um modelo de computação onde os dados, arquivos e ficheiros estão em servidores externos físicos e virtuais, porém podem ser acessados por qualquer dispositivo compatível.

Mas como é na prática?

Lembra daquele software que você baixava e instalava no seu computador? Com o Cloud Computing você não precisa mais instalá-lo no seu computador, basta acessá-lo via internet, pois ele estará lá na "nuvem".
Você podera ler os feeds de seus sites favoritos, podera mandar mensagens e até mesmo navegar na internet sem ter que instalar nenhum programa.
Para mim um que melhor ilustra todos essas vantagens é o Eyeo depois de utiliza-lo você tera a noção do que é Cloud Computing.

Alguns serviços que utilizam esta tecnologia:

Todos os maiores serviços de e-mail da atualidade são baseado na web, Gmail, Hotmail, Yahoo Mail e muitos outros.

Google Docs, serviço de edição e compartilhamento de textos e planilhas da gigante Google.

A grande empresa de comércio eletrônico Amazon utiliza dos benefícios da nuvem.

Mas afinal, o futuro da computação está em Cloud Computing?

O conceito de computação nas nuvens é algo que está um pouco imaturo ainda, alguns desafios como segurança e privacidade serão motivos de desconfiança do usuário, mas em contrapartida empresas como a Google afirmam que o futuro da internet está em Cloud Computing.


Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. 
Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro.

0 comentários:

Postar um comentário