16 de dez de 2009

Conhece a Wookieepedia, a wiki de Star Wars?

Para os fãs, a referência é clara, mas se você ainda não entendeu a ligação, “Wookieepedia” é a mistura de “Wikipédia” com “Wookiee” – uma espécie de humanóide bípede peludo que habitava o planeta Kashyyyk e cujo mais notável membro foi Chewbacca, o melhor amigo e co-piloto de Hans Solo.
A definição do Chewie foi tirada da plataforma, mas se você não concorda com algum detalhe (e fala e escreve bem em inglês), basta acessar a Wookieepedia e editar o conteúdo. Todas as páginas podem ser editadas, menos aquelas protegidas (que só podem ser alteradas por operadores de sistema).
O conceito é o mesmo da Wikipédia: agregar conteúdo colaborativo. Na verdade, a wiki do Star Wars começou como um projeto ligado ela. Em 4 de março de 2005, Chad "WhiteBoy" Barbry e Steven "Riffsyphon1024" Greenwood deram início ao que planejavam ser “a maior fonte de informação da saga, incluindo os filmes e o Universo Expandido”.
As referências à Star Wars estão por toda parte. Os programas criados para manutenção do sistema recebem o nome de “droids” (e não bots), sendo que o primeiro deles, responsável pela eliminação de repetições, foi chamado de R2-D2.  Em seguida veio Whistler – que, segundo a Wookieepedia, é um robô da mesma série do R2-D2. Já o “Fórum” recebe o nome de “Senate Hall”.
A wiki conta com mais de 72 mil artigos, inclusive os que respondem às perguntas do primeiro parágrafo. E, “para quem curioso ficou”, Luke Skywalker nasceu no ano 19 BBY, os Jedis se formaram originalmente como um grupo de estudos filosóficos no planeta Tython e a bisneta de Darth Vader se chama Allana.

0 comentários:

Postar um comentário