11 de nov de 2009

Como jogar La Brute

Esse tutorial é para quem está jogando em espanhol.

E a febre do La Brute pegou mesmo! Com a facilidade do jogo, a viralidade da brincadeira, e as reviravoltada ABSURDAS nos combates, é quase impossível não acabar se divertindo com esse joguinho aparentemente besta…

Mas, se você só chegou agora, não sabe como jogar, não entende patavinas de francês, e muito menos sabe usar o Google Translate, como fazer para jogar La Brute? Pensando nisso, e ouvindo algumas dúvidas de alguns dos meus discipulos (falo sobre isso lá embaixo), resolvi criar um tutorial rápido para quem quiser entender La Brute.
Primeiro, acesse o site do jogo. Na primeira vez, será pedido para você criar um personagem. Conforme você vai digitando o nome, o jogo já vai montando um personagem para você. Não gostou? Clique nos botões ao lado do seu personagem, até ter um visual e cor que lhe agradem. Clique em “Valider”. Se o nome escolhido já estiver em uso, o jogo vai avisar, e pedir para usar um outro nome (ou avisar que pão francês é mais gostoso, me perdi um pouco na tradução aqui…)
labrute01
OK, personagem criado, a primeira luta será comigo. Perceba que a luta é totalmente automática. Explico isso daqui a pouco também. :)
labrute02
Depois de apanhar mais que mulher de malandro, clique em “Aller dans la cellule (…)”. Você irá para sua tela de status:
labrute03
Aqui, já começa a sacada do jogo: TODOS os seus status, armas e habilidades são criados ALEATORIAMENTE! Ou seja, seu personagem do La Brute pode ou começar como um porcaria, ou como alguém capaz de botar medo num SSJ3! :P Entender o status do seu personagem é simples:
  • Niveau é o seu Nível. Existem várias formas de ganhar nível, falo sobre isso logo abaixo.
  • Points de vie são seus pontos de vida. Quanto mais, melhor. Ou não.
  • Force – Sua força. Quanto maior, mais dano você dará.
  • Agilité – Agilidade. Até onde entendi, é o que vai definir suas chances de acertar / se esquivar de um golpe.
  • Rapidité – Velocidade. Pelo que entendi, quanto mais alto, mais ataques você poderá fazer durante as lutas.
  • Do lado esquerdo, sobre a placa de madeira, ficam suas armas. Falo sobre as armas daqui a pouco.
  • Logo abaixo das armas, ficam as habilidades. Cada habilidade dá bônus e habilidades diferentes, e como ainda não liberei todas, não sei o que cada uma delas faz. :P – Mas algumas são capazes de aumentar MUITO seus pontos de vida, ou Força, Agilidade e Velocidade.
  • Abaixo das habilidades, ficarão animais e outros itens que você pode usar. Falo dos animais daqui a pouco.
  • Logo acima, ficarão alguns dados do seu personagem. Maitre é seu mestre (e, pro seu bem, é bom que meu nome esteja ali); Classement é sua classificação dentro do jogo (tipo, o quanto você é fodão); Victoires são suas vitórias, e Elèves são os seus discipulos (mais em breve também).
Para tornar o personagem ‘seu’ mesmo, clique em “choisir un code secret” – Aqui, você define uma senha para a conta do seu personagem. É VITAL QUE VOCÊ DEFINA UMA SENHA PARA SEU PERSONAGEM DE LA BRUTE – sem isso, qualquer um poderá ter acesso ao seu personagem, e lutar com ele. Criar uma senha é simples: digite uma senha, confirme logo abaixo, e clique no botão “Choisir ce code secret”.
labrute04
Legal, você já tem um personagem. O que fazer com ele agora? Na sua tela de status, clique em “Arene”. Você irá para a tela de seleção de oponentes:
labrute05
Aqui é fácil: você tem seis oponentes (escolhidos aleatoriamente, mas com o mesmo nível que o seu) para lutar. Perceba que os dados básicos deles aparecem na tela, mas isso não significa muita coisa: com determinadas armas e animais, mesmo o personagem mais chulé pode bater MUITO em você! E é aí que está a graça do La Brute, não? :)
Se você quiser lutar diretamente com alguém, clique em “Chercher”, digite o nome do personagem, e clique em “GO!”. Ele irá aparecer na tela de lutadores. Depois de escolher um lutador, confirme, e parta para a ignorância!
labrute06
Só lembrando: durante as lutas, você NÃO controla os personagens. todo o dano, esquiva, e outros dados são computados pelo jogo, levando em conta o status de cada personagem. Simples assim. Por dia, você pode lutar até 6 vezes (o número pode variar) quando cria o personagem, e mais três por dia a partir daí.
Conforme você luta, vai ganhando pontos de experiência. E, conforme ganha pontos de experiência, seu personagem vai subindo de nível. Subir de nível significa que seu personagem poderá ganhar vários bônus, todos definidos aleatoriamente. Vejamos como fica meu personagem de teste depois de chutar algumas bundas e ir pro nível 2:
labrute07
Uma nova habilidade, que aumenta minha força a niveis ignorantes! :D Isso, somado ao tacape, faz com que meus ataques possam dar em média 25 pontos de dano por ataque! YEAH! Mas… Reparem na minha agilidade, apenas dois pontos. Ou seja: eu bato MUITO. Mas as chances de acertar são minúsculas, se eu for lutar com um personagem de agilidade alta… :(
Bom, o básico do La Brute é isso. Agora, vamos aos dados avançados:
Classificação
  • Ao clicar em Classement, você consegue ver o ranking com os melhores jogadores de La Brute. Os níveis vão de “Padawan” (um doce pra quem pegar a referência) até “Légende Brutale”.
  • E quem é o jogador mais bem colocado no La Brute? Procurando, você poderá encontrar o Gaellis. Ele é, tipo… O Godzilla, o Hokage, o Goku, o Pikachu, o Megazord dos guerreiros! Duvida? Dá uma olhada no status do rapaz (clique para ampliar):

Na boa? Eu tenho MEDO desse personagem! o_O””
Pontos de Experiência:
  • Você ganha dois pontos de experiência sempre que ganhar uma luta;
  • Um ponto de experiência sempre que você ganhar uma luta contra alguém de nível menor que o seu;
  • Um ponto de experiência sempre que perder uma luta;
  • Um ponto de experiência quando você ganha um novo discípulo (há controvérsias aqui: já ganhei discipulos que não me deram nada. :( )
  • Um ponto de experiência sempre que um discípulo seu subir de nível.
Discípulos:
  • Sempre que alguém começar a jogar a partir de uma luta com outro personagem (no caso, EU), ele se tornará o discípulo do personagem com quem lutou;
  • As vantagens de ter discípulos é óbvia: quanto mais discípulos jogando, mais você pode subir de nível sem precisar lutar;
  • Seus discipulos podem ser vistos treinando com você, ao clicar em “Elèves”. E é tãããããão legal ver seu personagem treinando outros… :)
  • É importante lembrar: não importa a quantidade de discipulos que você tenha, mas sim a quantidade de discipulos JOGANDO. Ter 1000 seguidores não significa nada, se eles não sobem de nível. É melhor ter 10, mas esses 10 jogando e subindo de nível, para te ajudar. Pensem nisso;
  • Uma sacada legal: conforme seus discipulos vão aumentando, o seu dojo vai ganhando mais detalhes. A partir do 150 discipulos, já rola um templo ao fundo, entre outros detalhes! :)
  • Pessoalmente, eu espero que os progamadores do jogo tenham a bondade de incluir novas funções para os discípulos. :)
labrute08
Armas:
  • Até onde entendi, cada arma tem uma peculiaridade:
  • Armas maiores (machados, tacapes, espadas, etc.) dão dano maior, mas tem taxa de acerto menor;
  • Armas menores (faquinhas, estiletes, e por aí vai) dão dano menor, bem próximo do dano com as mãos, mas permitem ataques múltiplos (vários ataques por turno);
  • Armas de médio alcance (bastões, tridentes, etc.) permitem atacar a uma distância maior E contra-atacar, fazendo com que o OPONENTE tome dano;
  • Armas de longo alcance (shurikens, bombas, etc.) permitem atacar de longe, e dão dano médio;
  • Animais são a grande ajuda do jogo: o cachorro, o lobo ou o urso agem como um “parceiro de lutas”, atacando seu oponente e servindo como escudo contra os ataques dele. Se você tirar um cachorro logo no começo, já terá uma vantagem e tanto. Se tirar um lobo, já tem grandes de ganhar várias. Agora, se ganhar um urso, FIQUE LONGE DE MIM!
Campeonatos:
Eventualmente, você poderá participar de campeonatos, que rolam durante o dia:

Ao se inscrever, você participará de um campeonato eliminatório contra todos que também se inscreveram. O detalhe é que os lutadores que você enfrentará serão escolhidos ALEATORIAMENTE (como quase tudo no La Brute, aliás). Ou seja, você pode tanto pegar um bundão qualquer, quanto pegar um Gaellis da vida logo na primeira batalha!
Conforme as lutas forem rolando, você poderá acompanhar o desenvolvimento. Se tiver perdido logo no começo, você só poderá ver a partir das quartas-de-finais:

Desnecessário dizer, Gaellis chutou bundas… ¬¬”
Pegaram? Por aí já dá pra jogar e chamar os amigos para vários confrontos, o resto vocês já podem ir pegando sozinhos. Vou tentar atualizar essa página conforme for descobrindo novas coisas ou o próprio jogo começar a trazer novidades, assim o manual não fica defasado.
“Pô, legal, tio, mas… Porque eu preciso ser o seu discípulo para jogar La Brute?” – Você deve estar pensando. Cara, muito simples: EU DEI UMA SURRA NO INTERNEY! Quem você quer como mestre agora?
UPDATES:
Como ver jogos passados no La Brute: Anote a URL da luta. Ela é única. Para ver jogos passados, só sei aqueles que ficam no lado direito da tela (em verde quando você ganha, em vermelho quando você perde). Não encontrei ainda um lugar que mostre todo o histórico de lutas…
Perfis fakes no La Brute: Evite criar perfis fakes na tentativa de melhorar seu nível indiretamente. Motivo: o sistema já consegue rastrear perfis fakes com uma boa chance de acerto, e deixa de contar os pontos extras que você ganha quando ele é criado e sobe de nível. E, como já falei, só ter discípulos não resolve nada: é preciso ter discípulos que JOGAM, e contam pontos.
E se eu esquecer de lutar? – Foi viajar, curtir a praia, dar uns pegas na namorada, e esqueceu de fazer as três lutas do dia? Siferrô! As lutas não são cumulativas, e vocês as perde tão logo o dia vire. Triste, não? Pense nisso antes de pensar em sair da frente do computador por mais de 24 horas. :P
Horário de manutenção do La Brute: das 23h até umas 3h (hora de Brasilia, fora do horário de verão), o La Brute fica fora do ar. Provavelmente, pelo horário na França, esse é o melhor horário para dar uma parada e fazer uma manutenção no sistema, mas acaba deixando muita gente no Brasil sem ter chances de jogar. Triste, não? :(
Personagens famosos escondidos no cabeçalho: Já parou para reparar no cabeçalho do site? Se parou, percebou que muitos dos avatares ali são caricaturas de personagens famosos? Até o momento, essa é a lista que encontrei:

Chuck Norris, craro.

General Maximus, do filme Gladiador

Mister T, do Esquadrão Classe A

Crocodilo Dundee – Isso não é uma faca. ISSO é uma faca!

Mulher Gato – Hale Berry
Existem Bots em La Brute? – Infelizmente, sim. Nesse site é possível ter acesso a várias ferramentas que te permitem ter acesso a vantagens dentro do jogo. O que é uma droga, diga-se de passagem. Qual a graça de roubar num jogo onde a diversão está justamente na aleatoriedade do jogo? A única ferramenta REALMENTE útil nesse site pode ser encontrado na opção ‘Divination d’inventaire‘ – Lá é possível adivinhar (com alguma precisão, imagino) quais armas e habilidades você terá quando subir de nível. Mas não dá pra saber os stats… :(
Como eu faço para ver o status da pessoa com quem estou lutando? – Dúvida comum, resposta simples: passe o mouse em cima da barra de vida do personagem. :)

0 comentários:

Postar um comentário