10 de nov. de 2011

Homenagem a Jobs e mais de 200 eventos.

Dia Mundial da Usabilidade é comemorado em todo o mundo desde 2005.

Transformar o uso de um smartphone em algo tão fácil quanto abrir uma maçaneta. É o que pretende a usabilidade, termo que no dicionário está relacionado à facilidade com a qual um equipamento ou programa pode ser usado e que nesta quinta-feira comemora seu dia. Criado em 2005, o Dia Mundial da Usabilidade (World Usability Day, em inglês) nasceu pelas mãos da Associação de Profissionais de Usabilidade (UPA, na sigla em inglês) para garantir que "serviços e produtos importantes para a vida humana sejam mais fáceis de acessar e simples de usar".

O conceito é derivado dos estudos de Ergonomia e Interação Humano-Computador, e por isso está presente não apenas em sites, softwares, mas também em dispositivos eletrônicos como computadores. A usabilidade está diretamente ligada ao diálogo entre a interface e a capacidade de um produto ou serviço de permitir que o usuário alcance seus objetivos com o sistema. E de uma forma fácil.

Comemorado sempre na segunda quinta-feira de novembro, o dia movimenta profissionais e usuários em todo o mundo. Neste sexto ano, serão mais de 200 eventos em 43 países e o grande homenageado da data é o cofundador da Apple, Steve Jobs. Jobs era um dos maiores incentivadores da usabilidade e fez contribuições importante para o campo com produtos como o iPod, iPhone, iPad e seus sistemas operacionais, como o Mac OS X e o recente iOS 5.

Além de homenagens à Jobs, o Dia Mundial da Usabilidade terá um teste realizado pela Escola de Informação da Universidade do Texas, em Austin, via internet (www.ischool.utexas.edu/wud/), com o objetivo de comparar testes de usabilidade crowdsourced (feitos a partir da internet, de maneira coletiva) com testes tradicionais baseados no usuário final. Além disso, neste ano, a programação de muitos eventos irá girar em torno do tema "Educação: design para a mudança social".

No Brasil, nove cidades irão promover o World Usability Day (WUD): Cruz das Almas (BA), Curitiba (PR), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Manaus (AM) e Vitória (ES). Para mais informações sobre os eventos, acesse o site oficial do WUD no endereço www.worldusabilityday.org/.

 


Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário