11 de jan. de 2010

Dispositivo transforma banda larga em sinal de celular


De Tecnologia e Informação

Um pequeno aparelho que transforma o sinal telefônico em conexão com a internet chamou a atenção em Las Vegas, no Consumers Electronics Show (CES), o grande encontro anual de tecnologia realizado nesta cidade de Nevada e encerrado neste domingo. 
O dispositivo MagicJack ("conexão mágica"), da pequena empresa americana YMAX, só precisa de um computador ligado à internet para funcionar. Ele transforma a conexão de banda larga em sinal de telefonia celular 2G em uma área de 280 metros quadrados, e permite fazer ligações sem gastar minutos do serviço de internet. O usuário precisa apenas pagar uma assinatura anual de US$ 20 ao fabricante.
Mas o problema, segundo Simon Saunders, presidente do Femto Forum, integrado por fabricantes de equipamentos e operadoras de telefonia, é que a YMAX recorre, para tais conexões, a frequências que não está autorizada a acessar.
Kari Hernández, porta-voz da Ymax, rebateu as críticas e disse que segundo Dan Borislow, fundador e inventor do MagicJack, a tecnologia não utilizará frequências de propriedade de outros e que, tecnicamente, as operadoras não seriam donas das frequências dentro de uma propriedade.
O MagicJack já está no mercado como um aparelho mais simples, que permite ligações comuns com uma conexão a internet. A venda do novo modelo acontecerá nos próximos meses, com o preço de US$ 40.

0 comentários:

Postar um comentário